terça-feira, 25 de outubro de 2011

Receita de papinha

Sabe aquele orgulhinho que toda mãe tem do filhote?
Eu tenho um em relação ao apetite do Davi. Ele sempre comeu de tudo, das papinhas de vários tipos e das variadas frutas que lhe é oferecido, ele sempre mandou bem e nunca recusou nada.

Procuro sempre variar nos legumes e verduras, levo em conta o que aquele alimento vai trazer de benefícios á saúde e como irá atuar no seu organismo.

Vou dar um exemplo.

A batata é rica em carboidrato, carboidrato traz muita energia, mais também prende um pouco o intestino.
A abóbora é rica em fibras, fibras ajuda no bom funcionamento do intestino.
Então se um dia eu faço uma comidinha com batata, no outro eu faço uma com abóbora, pra manter um equilíbrio.
Claro que eu uso o bom senso né, não é uma regra, mais eu sempre estou atenta á essas variações.

Isso vale para as frutas também, embora o Davi tenha que comer a banana todos os dias, até duas por dia muitas vezes, ele adora!

Faço também aquela comidinha com tudo dentro, vários legumes, verduras, carne ou frango ou peixe, grãos........
Procuro fazer uma combinação, mais aí que chega o dia que a gente fica sem idéia, parece que já fizemos de tudo quanto é jeito. Uma papinha com tudo dentro é ótima, é cheia de nutrientes, mais a criança acaba sem saber identificar o sabor de cada alimento, e papinha assim sempre enjoa né.
E então que um dia eu recebi por email várias receitas de papinhas de uma colega, que hoje quando fico sem idéia, recorro á elas.
São receitas bem simples, com igredientes simples e combinações que muitas vezes eu não faria pelo simples motivo de achar que não teriam um gosto bom.

Então aos poucos vou postar algumas dessas receitas "praszamigas" que assim como eu, são mães de piticos, se preocupam com a boa alimentação dos filhotes, vivem na correria e que muitas vezes ficam paradas em frente á geladeira sem ter a mínima idéia do que fazer.

Ah, antes que eu esqueça, o Davi já tem 1 ano e meio, então ele já pode comer praticamente tudo, mamães de piticos menores, é sempre bom falar com os pediatras antes pra saberem os tipos de alimentos que já estão liberados pra eles, ok?

Outra coisa, nem sempre eu sigo a receita á risca, uso muito o "olhômetro"!

Então vamos lá, pega caneta e papel e anota aí.

Papinha de Abobrinha e Brócolis

- 02 abobrinhas (tipo italianas) médias descascadas e cortadas em cubinhos pequenos,
- algumas folhas de brócolis bem lavadas e cortadas em tiras,
- 1/2 cebola picada em cubinhos,
- 1 dente de alho picadinho,
- 1 colher de sopa de arroz previamente cozido,
- 1 colher de sopa de óleo de oliva,
- sal,
- algumas folhas de manjericão (para ir dando paladar e tempero á comida)

Coloque a abobrinha, o brócolis, a cebola, o alho, o sal e o manjericão para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água cobrindo os igredientes, até ficar tudo bem cozido. Leve novamente ao fogo, adicionando o arroz e o óleo de oliva, mexendo sempre até misturar tudo.

Comentário da mãe aqui:

Na receita, eles dão a opção de bater tudo no mixer, passar na peneira ou amassar deixando pequenos pedaços pra estimular a mastigação, vai depender da fase do seu bebê.
Quando comecei com a  introdução das papinhas para o Davi, a pediatra dele dizia sempre á preferir a peneira, pois assim os alimentos perdem menos das suas vitaminas. Fica a dica.

Bom nessa papinha eu também coloquei carne (músculo moído) pra dar mais sabor.
Eu não tinha folhinhas de manjericão, então coloquei manjericão desidratado.
Eu usei o brócolis ninja ( aquele de raminhos) numa outra vez vou usar o brócolis de folhas.
Ah, e também coloco tudo na panela de pressão e coloco o sal e azeite só depois, á não ser se cozinho carne junto, aí eu sempre coloco uma pitadinha de sal pra carne não perder as suas propriedades.

E se tiverem a oportunidade de utilizar alimentos orgânicos, melhor ainda!
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Cristiane disse...

Ah, deu saudades do meu tempo de papinha.. Vc acredita que aqui tbm era um dia com abobora e outro com a batata...kkkk Qdo o bruno fez 1 ano nós fomos na casa de uma amiga e ele comeu arroz e feijão amassadinho e eu quase morri porque eu vivia amassando e passando na peneira. aí eu decidi sempre fazer algo que tivesse um caldo pra amolecer mais parei de peneirar o arroz e feijão da papa. Ele cresceu eu é que não via, kkkkk. Cris

Susan disse...

Cris, é assim mesmo, um belo dia também percebi que não precisava mais da peneira. O crescimento deles nessa fase é num piscar de olhos!
Beijos!

Larissa Xavier disse...

humm q delicia de receitinha, vou fazer pra Gigi qualquer dia desses, pq ja estou enjoada de repetir minhas receitinhas...

bjocas

Carol Damasceno disse...

Susan que delícia!!! Adoro as papinhas de neném... A Laura tem apetite de leão... Come até pedra salgadinha...kkk
Pra Laura já não passo na peneira mais pra estimular a mastigação. Mas liquidificador nem pras frutas.... Faço tudo amassado ou pedacinhos bem cozidinhos...
Vou anotar...

Beijoquinhas
Carol

Elo disse...

Oie Susan, adorei o seu cantinho e a receita. Vou procurar voltar sempre! Super bjs,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...